Descubra os impactos das enchentes no Rio Grande do Sul na saúde de animais e pessoas. Especialistas em veterinária discutem os desafios do pós-enchente, doenças, resgates e a importância da saúde única.
Por Pauline Machado
Além dos impactos emocionais e psicológicos, em virtude da catástrofe que acometeu o estado do Rio Grande do Sul nos últimos meses, grandes são as preocupações com a saúde da população e dos animais. Uma das principais situações de alerta são as doenças infecciosas, haja vista a grande diversidade de doenças que, através da água, das condições de aglomeração e vulnerabilidade em que as pessoas e os animais se encontram, apresentam maior facilidade de propagação.
Passados quase três meses da tragédia, os desafios continuam e, por isso, fizemos uma mesa redonda para nos explicar os grandes desafios do período pós-enchente e como está a situação dos animais atualmente.
Para compor a nossa conversa, convidamos a Médica Veterinária Luciana Salini Abrahão Pires e o Médico Veterinário André Reis, ambos professores do Centro Universitário UniBrasil, e contamos, ainda, com a participação do Médico Veterinário, Álvaro Cezar de Abreu, diretor regional Sul da Associação Brasileira dos Hospitais Veterinários – ABHV, que nos atualizou sobre as condições atuais dos animais.
Acompanhe!